quarta-feira, 14 de julho de 2010

[vozes brancas* #19] e sonhos difíceis

Tenho um menino na minha consulta que conheço desde que me veio lá parar por uma asma de calibre 38, daquelas sempre prontas a disparar ao mínimo vírus. No pacote trazia incluída uma mãe absolutamente amorosa, se bem que, como todas as mães de meninos com asmas graves (que nunca sabem de onde é que elas vêm e com que força vão bater), fosse bastante ansiosa. Ora, num destes dias, a mãe ligou-me, já desesperada porque o menino, agora com cinco anos, andava com pesadelos todas as noites desde há dois meses e já não sabia o que lhe havia de fazer.

Ele ora dizia que tinha uma velha pendurada numa ovelha de peluche, ora dizia que havia um duende que lhe estava a tirar dentes, ora dizia que tinha um tubarão no tubo das canetas... Digamos que os sonhos denotavam uma imaginação fértil... ou então uma sensibilidade literária apurada para as aliterações... Excluídos factores desencadeantes destes pesadelos recorrentes sempre diferentes, só me restava falar com ele para quebrar aquele ciclo de pesadelos sucessivos. E, como nestas coisas dos sonhos temos sempre de lhes falar à emoção e estabelecer uma ligação de confiança, antes de ir para a consulta passei por uma loja de chineses decidida a comprar qualquer coisa que pudesse servir de objecto contra-fóbico. E, um  pouco divertida de mim para mim, decidi que para combater pesadelos, o objecto tinha de começar por P.

Acabei por comprar uma pedra preta e na consulta procurei convencê-lo de que aquela é que era "a pedra preta mágica dos pesadelos" e repeti a frase muitas vezes como uma lengalenga. Porque, nestas idades, todas as frases com ritmo ou com rima podem fazer sentido se as dissermos com convicção... E não é que resultou? Uma semana depois a mãe ligou-me agradecida porque o menino agora levava sempre "a pedra preta mágica dos pesadelos" para a cama e já tinha noites tranquilas... Às vezes a vida é tão simples...

* Timbre da voz de uma criança antes da puberdade.

1 comentário:

  1. Estou sem palavras...

    Quanto ao Tomás, lentamente tem vindo a melhorar.
    Por enquanto tem dormido no quarto do irmão, parece-me que o facto de dividir a cama com ele e de estar no quarto que fica encostado ao meu lhe transmite alguma segurança.
    Esta noite só choramingou por volta das 3h mas voltou a adormecer em seguida.

    Obrigada pela partilha fantástica!

    Beijinhos

    ResponderEliminar