terça-feira, 20 de julho de 2010

[vozes brancas* #21] e gostos educados

Na urgência de há duas semanas vi um menino que não teria mais de dois anos e meio e que não se queria deixar auscultar...

(E poderia abrir aqui um longo parêntesis sobre como é exasperante estar preocupada com uma criança e precisar de ouvir bem a auscultação e ela não parar de chorar. Daí que todos os Pediatras tenham a sua técnica para as tentar calar e, claro, a que resulta melhor é sempre a de cantar canções infantis. O problema é que a música que, na minha experiência, tem maior probabilidade de fazer calar uma criança é precisamente a música que eu há anos que já não posso ouvir, embora, num Serviço de Urgência de afluência média, em 24 horas geralmente a tenha de cantar umas cinco ou seis vezes, depois de  me render ao facto de que não as consigo calar com mais nenhuma...)

Ora esse menino não foi excepção. Mal me aproximei começou a chorar e lá comecei o meu périplo de canções infantis, numa gradação crescente, da menos irritante para a mais irritante... Mas, quando estava a meio caminho da fase em que costumo pensar: "Lá terá de ser, pronto, para grandes males, grandes remédios...", ele fez um olhar de súplica para a mãe e disse:

- Mãe, os Quinini...
- O que é que ele lhe pediu?, perguntei à mãe.
- Ah, Doutora, é que as músicas preferidas dele são as dos Queen. Até é o DVD que ele mais gosta de ver e que está sempre a pedir!

(Ah, ditosa pátria que tais filhos tens! E ainda dizem que os gostos das crianças não se educam... vai longe este menino que não se calou com o Ruca, mas que se calou e sorriu com o It's a Hard Life!)

* Timbre da voz de uma criança antes da puberdade.

6 comentários:

  1. ó meu Deus!! Está para vir o dia em que vai ter de cantar uma ária de Mozart ou de Verdi! é melhor treinar! lol

    ResponderEliminar
  2. "Mama, life has just begun
    But now I've gone and thrown it all away
    Mama, ooh..."

    ResponderEliminar
  3. Quando esse dia chegar contrato uma cantora lírica em vez de uma enfermeira para me acompanhar nas consultas!

    ResponderEliminar
  4. Da minha experiência, a música da Barata e a Machadinha não são más... Essa dos Queen terei de experimentar! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Os nossos meninos estão cada vez mais sofisticados, não estão? Isso do Ruca é para recém-nascidos!!! Mais umas semanas de consulta e teríamos mesmo chegado à música lírica!
    Fiquei preocupada com o post acima ( o da aplicação de gelo...): o que se passou? As melhoras! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, minha querida Ana, é mesmo verdade, mais duas semanas e teríamos chegado às Bodas de Fígaro!

    Quanto às minhas mazelas, não me lembro muito bem o que foi que aconteceu... Só sei que estava a descer as escadas (de salto alto, obviamente) e às escuras e... pronto... os degraus já lá estavam de manhã, eu sei. E moro nesta casa há vários anos, também sei disso. Mas nada que um saco de ervilhas de aplicação local não alivie facilmente ;) Já estou melhor, obrigada.

    Beijinhos para ti e para o G.

    ResponderEliminar