quinta-feira, 8 de julho de 2010

[improbabilidades] água benta

Há uma coisa que ando aqui para vos contar há algum tempo. Simplesmente achei que talvez não fosse muito apropriado (e não, não é nenhuma história galdéria, do tipo What happens in Vegas...). Mas é sempre assim, consigo resistir a tudo menos à tentação.

Dizem os entendidos que os recém-nascidos não são pecadores (por mais que façam chichi para cima das pediatras quando elas estão amorosamente a ver se está tudo no sítio, por mais que façam cocó na água do banho, por mais que berrem com cólicas pela noite fora e façam questão de mamar de duas em duas horas sem pausa nocturna). Dizem também os entendidos que portanto, quando estão em risco de vida, não é necessário administrar-lhes a Santa Unção e que para esse efeito basta o baptismo. E que, numa emergência, qualquer pessoa que já tenha sido baptizada pode baptizar.

Ora, na Unidade de Cuidados Intensivos a Recém-Nascidos de um grande hospital da nossa praça, a água benta foi proibida pela Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar. Porque lá-lá-lá e béu-béu-béu, que não se podia armazenar líquidos não estéreis. Ou melhor, poder, poder até podia, mas que no caso particular da água benta era melhor não... E, pronto, a bem dizer, também não é necessário utilizar água benta num baptismo de emergência, basta um pouco de água limpa. Mas a equipa de enfermagem do referido hospital é que não se ficou com aquela, que água benta é que era, que água benta é que tinha de ser. E pronto, a bem dizer, os bebés também nunca tomam banho em água destilada esterilizada... E estava aberta a discussão.

E então, perguntam os meus amigos, como foi que terminou a história? Então, a história terminou da forma mais improvável: com um protocolo rigoroso, elaborado numa reunião conjunta das equipas médica e de enfermagem*, em que a água benta seria preparada pelo padre em condições de assepsia e guardada no armário dos estupefacientes - que era o último sítio onde a Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar se lembraria de ir procurar!

* Reunião essa que teve a seguinte ordem de trabalhos: 1. Procedimentos para a ventilação não-invasiva; 2. Baptismos de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário