segunda-feira, 7 de maio de 2012

[iapala] e as leis de murphy

(continuando...)

Olhei bem mais no fundo dos olhos daquela mamã e, tempos depois, também de outras mães com crianças em agonia. Para lá da passividade, do olhar que parecia imperturbável, para lá do eterno sorriso, vi um desespero, uma amargura, um quase abandono. Claro que não podia ser indiferença! Perguntei-lhe:

– Quantos filhos tem, mamã?
– Quatro...
– E quantos estão vivos?
– Este só...  

Que coração tão maltratado... E o seu único filho, o seu “menino de ouro” em risco de morrer ali mesmo, longe de casa… O seu olhar escurecia ainda mais de vez em quando. Mas havia que continuar. A batalha estava longe de estar ganha. Ele continuava com diarreia a cada cinco ou dez minutos, sem sinais de abrandar. Eu parecia uma bomba infusora, mas mais persistente do que eu era o menino que, apesar de prostrado, continuava a abrir a boca e a beber tudo o que eu lhe dava. Mas era hora da sesta. Tinha de o deixar descansar pelo menos uma hora, ou acabaria por ficar exausto. Disse à mãe para o colocar ao peito para o adormecer e deixá-lo dormir um pouco. Saí por um instante da enfermaria. Precisava de ir a casa levar os panos do menino para mandar o empregado lavá-los com água a ferver, não fosse alguma mulher mais diligente lembrar-se de os ir lavar ao rio… Encontrei a irmã Lurdes no caminho, que vinha visitar-me. Achou muito bem a minha iniciativa de impedir que os panos fossem lavados no rio.

– E como está o menino?
– Ainda… – respondi, sorrindo, com sotaque moçambicano.
– Mas nem sequer um pouco melhor?
– Hum… nem por isso…
– Bem, há que ter paciência, amiga, não desistas. Mas é estranho… já lhe deste antibiótico?
– Sim, ontem…

A Irmã Lurdes tinha razão. Ele já era para estar a melhorar, ou pelo menos era o que diziam os meus livros… eu sei que os doentes não estudam por tratados de Medicina, mas que era estranho lá isso… Pois… se calhar era preciso começar do início e rever o que podia ter corrido mal. Sim, estamos em Moçambique e tudo o que puder correr mal vai mesmo correr mal. As leis de Murphy podiam ter sido inventadas aqui. Pois é… lá terá que ser… Vamos a isso:

[Primeira lei de Murphy: se o aparelho não funciona, teste a tomada.]
– O enfermeiro ontem deu medicação ao menino? – pergunto à mãe.
– Sim, tomou. Ontem. 

[Segunda lei de Murphy: se mais do que uma coisa puder correr mal, correrão todas mal ao mesmo tempo. Hummm... Se calhar então tem mais qualquer coisa... Malária, por exemplo, embora o teste tenha sido negativo.]

– Ontem ou esta noite teve febre?
– Nada, não teve.
– Tosse?
– Nada, não tosse.
– Queixou-se de alguma dor?
– Não.

[Terceira lei de Murphy: se duas coisas puderem potencialmente correr mal e você conseguiu evitar ambas, então ocorrerá invariavelmente uma terceira, muito mais complexa... Bem, tenho de ir ver o que se passa.]

(continua...)

1 comentário:

  1. Maria Tereza Estrabon Falabella8 de maio de 2012 às 03:59

    É melhor você dar o antibiótico.
    Acho que não deram não....
    Maria Tereza

    ResponderEliminar