quinta-feira, 31 de maio de 2012

[em jeito de epílogo] a questão do preservativo...


As doenças, como sabemos, em Moçambique, tal como em muitas zonas de África, não têm causas, têm motivos. Há alguém, vivo ou morto, que é responsável pelas doenças, que mais não são do que o resultado de feitiços, invejas, maus-olhados, ofensas aos antepassados. Já os vírus, mosquitos, vectores, carraças não entram nesta concepção do mundo, em que as doenças são interpretadas como sintoma de mal-estar social.

Por tudo isto, não me espanta que surjam notícias de novas modas referindo que as meninas moçambicanas agora usam pulseiras feitas com as argolas dos preservativos femininos distribuidos gratuitamente nas escolas e postos de saúde... São lindas, dizem. E quanto mais se lavam mais brilhantes e encantadoras ficam! Segundo uma amiga que vive na Zambézia, estas pulseiras são também pequenas mensagens de código. Querem dizer aos rapazes que estão dispostas a ter relações sexuais.

Pela mesma razão que já não me surpreende que as redes mosquiteiras brancas, doadas pelas ONG às famílias, num esforço para tentar diminuir a mortalidade por malária... sejam usadas como véus de noivas nos casamentos. É, aliás, por esta razão que as redes mosquiteiras actualmente são de um azul-saloio de tal forma arrepiante que noiva nenhuma teria vontade de se casar com aquele trambolho na cabeça... Por isso, as pessoas preferem usá-las como redes de pesca.

Quem os poderá censurar? Como disse um dia Thomas Edison, waste is worse than loss!

1 comentário:

  1. Incrível..! Mas não me espanta a ignorância destes povos, tendo em conta que os seus dirigentes revelam um desconhecimento ainda mais gravoso (sobretudo porque a maioria tem formação académica e um acesso à informação sem fronteiras).

    Na África do Sul, uma Ministra da Saúde do anterior governo chegou a dizer publicamente que o HIV se curava com uma determinada espécie de batata. Já o próprio Presidente (Jacob Zuma) disse por variadas vezes que tomar um duche depois de ter relações sexuais evita a contaminação...

    Ora, se os governantes de um país desenvolvido como se considera ser a África do Sul dizem isto, que esperais do povo? :(

    ResponderEliminar