A Mother for Choco (Comprei na Amazon)
Há muito poucas histórias sobre adoção dirigidas a crianças, infelizmente. Então livros em português são mais raros que um bom tratado de anatomia topográfica (brincando, ok, meus amigos?)... É uma lacuna grave, já que há tantas crianças adotadas em todo o mundo, e dez vezes mais crianças que, não sendo adotadas, têm contacto com crianças que o foram ou sofreram perdas semelhantes e poderiam elaborar melhor essas perdas através de uma história pedagógica e com final feliz.
Quando o baby-de-mulata tinha dois anos e ainda estava na fase do repete-repete-repete-rotina, gostava sempre que lhe contasse a mesma história vezes a fio. Inventou nomes para cada uma das personagens (a minha preferida era o "porquinho-bifinho"), ria-se com as palhaçadas da mamã ursa e pedia-me vezes sem conta para fazer tarte de maçã.
Agora de vez em quando ainda pega nela e gosta de recordar e fazer perguntas. E eu também faço perguntas, embora ele a mim não me responda... Há vários níveis a que se pode ler a história e vários ângulos e perspetivas, desde a adoção interracial até à questão da monoparentalidade (ou não, podemos sempre imaginar que o pai estava a chegar a casa) e da partilha e diferenças entre irmãos.
Essa história é uma ternura.
ResponderEliminarDe facto, encontrar livros infantisem português que falem da adopção é o mesmo que encontrar uma agulha num palheiro. Obrigada pela sugestão!
Nós temos falado ao nosso menino sobre o tema, mas sem livros. Desconfio que o do Choco irá aparecer na prateleira.
É mesmo verdade. é muito dificil. Esse não tenho, mas compro varios na amazon. Se tiver curiosidade, escrevi já alguns post sobre isso: http://domiradouro.blogspot.pt/2013/09/falar-sobre-adocao.html; http://domiradouro.blogspot.pt/2015/11/celebrar-adocao.html; http://domiradouro.blogspot.pt/2016/01/mais-um-livro.html;
ResponderEliminar