quinta-feira, 27 de maio de 2010

[as melhores do serviço de urgência] o que fazes quando estás com a telha?

Serviço de Urgência do meu hospital. Cinco da madrugada. O galo já cantou várias vezes. Felizmente ainda ninguém negou ninguém, até porque esta história não vem na bíblia e a Páscoa já lá vai... E sim, há galos no meu hospital. E pavões. E rolas. E gansos. E também havia, em tempos, uma águia que uma vez deu uma bicada a uma criança que a tentou alimentar, episódio que deu origem à tradicional advertência: "Podes ir ao jardim mas tem cuidado, não vás ver a águia. Há meninos que às vezes até ficam do Benfica...." Tempos depois, a águia foi saneada. Eram os tempos áureos de Alvalade... (E pronto, também o despontar do Instituto para a Conservação da Natureza.)

Mas onde íamos nós? Ah, pois, cinco da manhã. Um dos neurónios já foi dormir. O outro está a tentar trabalhar com muito cuidado para não acordar o cônjuge.

Várias colegas conversam alegremente, aproveitando a ausência temporária de doentes e a falta de crítica inerente às cinco da manhã, depois de vinte e uma horas de trabalho seguidas, com a perspectiva de ainda ter, com sorte, pelo menos mais quatro pela frente... Come-se chocolate (mais uma vez a falta de crítica a produzir os seus efeitos...). Tema de conversa: O que fazes num banco quando estás sozinha e com a neura?

Médica 1 - Eu vou conversar com os enfermeiros...
Médica 2 - Eu telefono para o meu irmão que está nos Estado Unidos.
Médica 3 - Eu telefono para a Saúde 24...
Médicas 1 e 2 - Para a Saúde 24?! Para quê?
Médica 1 - Para desabafar por estares com a telha?
Médica 3 - Não, para os desancar!

(Quanto a mim, sei que nunca o faria, mas uma vez ou outra juro que já tive ganas...)

4 comentários:

  1. Loooool, uma espécie de sadismo médico, estou a ver :)

    ResponderEliminar
  2. Não é sadismo, menina Ção... Experimente estar às 04:00 num Serviço de Urgência e receber uma criança a chorar de sono com uma mãe perplexa porque ligou para a Saúde 24 para saber o que podia colocar numa borbulha na perna da menina e os senhores da Saúde 24 a mandaram ir a um "Serviço de Urgência o mais rápido possível" e enviaram um fax. E se isto acontecesse por lapso ainda escapava, um erro todos cometem... Mas é sistemático!

    ResponderEliminar
  3. Ah ok, em vez de filtrarem enviam tudo. E quem está na Saúde 24 de madrugada não são profissionais, pois não? Não havia uma polémica qualquer que a partir de determinada hora iam ser colocados "civis" a atender as chamadas para diminuir os custos? Fiquei com essa ideia...

    ResponderEliminar
  4. Também não, felizmente. O problema é que os enfermeiros que atendem as chamadas são obrigados a seguir acriticamente os algoritmos que lhes são dados, mesmo quando vão contra todas as regras do bom senso. Mas com a crise não me espantava que qualquer dia lá deixassem um atendedor automático...

    ResponderEliminar