segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

[welcome to mozambique] notícias de iapala






Imagens de Iapala... A estação de comboios, a esplanada do Sr. Omar e a festa de aniversário da filha do Chefe de Posto.
(Iapala, Nampula)

Para os que vêm aqui ao mato para matar saudades de Iapala ou à procura de notícias frescas, aqui está uma reportagem sobre Iapala, enviada pela minha querida amiga Cloé. E ou muito me engano ou foi escrita por quem conhece mesmo a terra há bastante tempo!

Fala de todas as pessoas-chave de Iapala, o Sr. Omar, o dono do único restaurante local, a que ele pomposamente chama de "Complexo" e que ainda hoje me escreve a agradecer por o ter tratado de uma malária cerebral, o Sr. Rui Santos, um comerciante local rico e benemérito, a agricultura de rendimento e o papel da empresa João Ferreira dos Santos até há alguns anos no desenvolvimento local, o chefe de posto e as suas idiossincrasias, a necessidade constante de transferir doentes para o hospital distrital através de caminhos inimagináveis, o papel do caminho de ferro na afirmação da localidade no passado...

Vale mesmo a pena para quem conhece!

2 comentários:

  1. Afinal já chegaram!
    Vou continuar atenta.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Ainda bem que me alertou, porque quando me enviaram a reportagem agarrei-a de imediato com unhas e dentes!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar