domingo, 19 de fevereiro de 2012

[as melhores do serviço de urgência] a fase oral do freud...

Serviço de Urgência. Um menino de cinco anos entra arrastado por sua mãe, ainda a reclamar que queria ficar na sala de espera a brincar porque, coincidência das coincidências, tinha encontrado um coleguinha de escola e, para gáudio de ambos e desespero das respectivas progenitoras, começaram a desfilar todos os palavrões que conheciam... É incrível como as crianças têm sempre a percepção de quais são os espaços onde podem montar este tipo de carnavais sem que as mães os possam arrastar dali para fora no mesmo momento.

Motivo da urgência: lesões da face vermelhas, descamativas, muito incomodativas... Uma dermatite da face mesmo "assanhada". Marcas de coceira em cada centímetro da pele.

- E quando é que isto apareceu? - pergunto.
- Olhe, doutora, ele é um menino muito nervoso. Isto piora sempre nos dias de escola e melhora quando está em casa mais dias... Também porque eu estou sempre em cima dele a pôr-lhe creme quando está em casa, mas não é só isso. Se passar um dia inteiro fora de casa entretido também melhora, mesmo que eu não lhe ponha creme. Então à sexta-feira ele está uma lástima.
- E que tratamentos já fez?
- Eu já o levei a uma alergologista e fez uns tratamentos, mas só melhora dois ou três dias e assim que pára volta tudo ao mesmo.
- Ok, vamos despir o menino.
- Ah, não vale a pena, ele só tem isto na cara,
- Não pode ser. Tem de ter mais alguma lesão em qualquer lado...
- Não tem, doutora. A alergologista também ficou muito admirada com isso...
- Humm, vamos ver.

De facto não tinha mais lesão nenhuma em qualquer parte do corpo. Mas enquanto o observava reparei que tinha as unhas roídas até ao sabugo, algumas quase em sangue e estava cheio de feridas nos dedos provocadas pelo "vício" de roer as unhas...

- Credo, João, olha o que é que tu fazes às tuas unhas! - repreendi-o.
Sorriu-me, envergonhado...

- Ouve a doutora! Ai, olhe, eu já fiz de tudo para ver se ele larga este vício, mas é mesmo difícil!
- Estou a ver... e também usa chucha?
- Não, doutora.
- A sério, mas então deve chuchar no dedo, olhe para estes dentes.
- Não, ele não chucha no dedo, mas só conseguiu largar a chucha há seis meses. Foi aí que começou a roer as unhas desta maneira!
- Ah, já percebi tudo...
- Então?

[Esta fase oral está aqui em força!]
- Ele na escola deve estar sempre aos beijinhos à educadora, ou não?
- Sim, doutora! Ele é muito nervoso, cheio de medos e muito dependente. Na escola é uma coisa por demais! Está sempre "atrelado" à Xana, a educadora.
- E ela? Não o estimula a estar mais com os outros meninos?
- Acho que não. Ela adora-o e ele está sempre ao pé dela a pedir colo e a dar-lhe beijinhos, é mesmo verdade!
- E ela usa maquilhagem?
- Ah, sim, por acaso usa! Não me diga... Acha que esta coisa na cara pode ser disso? Ele por acaso faz alergia a quase todo o tipo de cremes.
- Acho que pode ser disso, sim. E também acho que precisa de o levar ao psicólogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário