quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

[os hipopótamos da zambézia] e agora também crocodilos!





Imagens do Rio Chire [daqui]
(Zambézia, Moçambique)

Ainda a propósito do régulo defunto que reencarnou em hipopótamo na Zambézia, encontrei esta história fantástica num comentário do facebook, onde mais uma vez se confirma que a Zambézia só pode ser a província mais africana de Moçambique:

O rio Chire, em Pinda, na Zambézia tem ainda uma outra história deliciosa de uma velha que comandava um batalhão de crocodilos, tipo chicundas*, que raptavam e escravizavam os homens para trabalhar na machamba da velha. Os homens navegavam o rio no dorso dos crocodilos e eram por eles guardados. Terá sido contada por um "desaparecido" que conseguiu fugir da escravidão e voltar Pinda quando a guerra acabou. Essa história é dos anos da "última" guerra. O sistema Zambeze e as suas infinitas estórias!
* Chicunda - escravo soldado. Os chicundas acabaram por se tornar um grupo étnico à parte, com as sua própria língua, trajes e tradições, e especializaram-se, como homens livres, como carregadores e remadores nas viagens no Zambeze. Definição do Glossário de Moçambicanismos de V. L. Lindegaard.

4 comentários:

  1. Só pela beleza das fotos já vale a pena.
    Que, com sua permissão, vou partilhar.

    A Zambézia, e Moçambique, tem imensas estórias do género.

    Obrigado por mais esta.

    ResponderEliminar
  2. É... quem me dera poder voltar a Moçambique, ouvir e dançar uma m'rebenta, comer caju acabado de apanhar e assado na fogueira (que não tem nada a ver com o que se come aqui) tomar banho no Bilene ou na Ponta do Ouro e finalmente fazer alguma coisa por essa boa gente de Moçambique, que quando é amiga é amiga MESMO.
    Infelizmente a muita idade e alguma ferrugem nos osssos não me permitem mais meter em tais aventuras. Talvez numa próxima vida...
    P.S.- Não voltei de Moçambique fugida em 74 ou 75. Voltei em 64 por razões pessoais.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, meus amigos! Sejam muito felizes neste Natal!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar