domingo, 25 de dezembro de 2011

[histórias de dentro de casa] uma ceia para o menino jesus



El Noi de la Mare
(Música tradicional de Natal da Catalunha)

Esta música ficou recentemente conhecida por integrar a banda sonora do filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. No poema original os intérpretes perguntam-se o que poderão oferecer ao filho da Virgem. O que poderia agradar ao Deus menino? Passas? Figos? Mel? Requeijão?
Para a versão original, o link aqui.

Na noite de Natal, à uma e meia da manhã (que isto, meus amigos, um dia não são dias!), depois da missa do galo fomos todos para casa para a ceia... O dia já ia longo, mas Mr. B., o meu sobrinho de três anos, tinha fome novamente e queria esperar pelo menino Jesus, que já tinha nascido e sabia que vinha nessa noite para lhe deixar presentes na chaminé...

Enquanto a mamã dava de mamar ao mano e ele comia mais uma bolacha de gengibre, lá o conseguimos convencer de que o menino Jesus só viria muito à noite e quando já todos estivessem de dentes lavados, pijama vestido e a dormir. Mas se calhar podíamos deixar-lhe alguma coisa para ele comer no caso de ter fome, até porque ele ia trabalhar muito, coitadinho... "Boa!" Então o que lhe podíamos deixar? Fatias douradas? Uma fatia de Bolo Rei? Sonhos? "Não, não, para o menino Jesus não!"

- Então, Mr. B.? O que podemos deixar ao menino Jesus? Mousse de chocolate? Lampreia de ovos? Os biscoitos da avó?
- Não, isso não! Para o Jesus não!
- Mas porquê, querido?
- Porque ele é bebé! Ainda não tem dentes...
- [Toma lá que já almoçaste!] Ah, claro [que cabeça a minha, valha-me Nossa Senhora do Leite!], então, o que lhe deixamos? Leitinho?
- Siiiim!
- Óptimo, vamos buscar então leitinho para o menino Jesus!

Fui atrás dele, mas em vez de se dirigir para a cozinha, foi para o quarto da mãe. E eu ainda envergonhada... Como era possível que eu não me tivesse lembrado de que o menino Jesus era mesmo um bebé? Mr. B. ajoelhara-se e procurava algo dentro de uma mala...

- De que está à procura, Mr. B.?
- Da bomba do leite da mamã...

A bomba de tirar leite! Ai o orgulho de sua titi... Com apenas três anos Mr. B. já sabe que o leite materno é o melhor alimento para os bebés!

7 comentários:

  1. Maria Tereza Estrabon Falabella26 de dezembro de 2011 às 04:46

    Estou chegando aqui agora. Gostei e devo voltar.
    Só para saber: o que é uma vírgula de Oxford?
    Maria Tereza

    ResponderEliminar
  2. Volte sempre, Maria Tereza! A vírgula de Oxford... isso é uma piada privada, mas enfim, na prática é uma vírgula usada imediatamente antes de uma conjunção. Para alguns é um erro de gramática, para outros ajuda a clarificar o sentida da frase. Para outros ainda é uma inutilidade muitíssimo estética...

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  3. A Maria Teresa chegou agora, eu já cá venho há muito tempo, umas vezes choro, como o caso da Inês, que pela sus persistencia teve um final feliz, mas que eu não consigo imaginar o que terá passado, apesar do meu eczema desde os 3 meses de idade que vai e vem, nos meus quases 53 anos de idade; como me rio até ás lágrimas, como agora com o leitinho materno para Jesus, do seu sobrinho Mr.B.
    Continuação de um santo Natal.
    Conceição Dias

    ResponderEliminar
  4. Senhor anónimo, tem estado desatento aqui ao que se passa no mato! Há muito que já fala que se desunha e com verbos e conjunções, graças a Deus e ao tempo que passa e amadurece as vontades...

    Conceição, obrigada pelas suas palavras... volte sempre e espero que se divirta...

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  5. Pensam que os miúdos estão desatentos neste mundo?!
    Népias!
    Bjinhos e gostei muito.
    Mónica R.

    ResponderEliminar
  6. Brilhante como a Titi!!!! São os genes.... bons genes!!!!!

    ResponderEliminar