quarta-feira, 26 de outubro de 2011

[das coisas que me deixam louca] o importante não é haver gente com fome...

Ontem fiquei louca, absolutamente fora de mim com esta notícia, citada pelo Professor. Então não é que o Director Nacional da Agricultura de Moçambique, um tal de Momed Valá* de quem nunca tinha ouvido falar, veio a público dizer que não acha que o problema da fome em Moçambique seja alarmante, como refere o relatório da FAO deste ano?

E vai mais longe: diz que não há ninguém que possa provar que nos últimos anos se tenha morrido de fome em Moçambique! "Agora, que haja problemas de subnutrição no mundo rural, concordo, aí podemos falar juntos. Mas não há nenhuma pessoa na Zambézia e em Nampula, por exemplo, que não tenha acesso à mandioca para comer. Mas a mandioca só resolve o carbohidrato e continuamos a ver crianças subnutridas porque estão pouco vitaminadas.”, acrescentou.

E continua: que não se pode confundir fome com desnutrição. Que se pode percorrer o país do Rovuma ao Maputo e não encontrar nenhum caso de fome. Que ele próprio teve um trabalho titânico mas que conseguiu que se passasse a comer tomate na província da Zambézia. E que em Nampula a população está muito melhor porque já come xima com molho e não apenas com peixe seco, como antes (!).

Mas o que é isto, valha-me Deus? Não sei o que me assusta mais, se a mentira descarada, se a confusão absolutamente imperdoável de conceitos, se a ignorância que demonstra ao canalizar esforços para objectivos tão desadequados. E é o homem que está à frente da agricultura do país...

* É que nem sequer me apetece fazer trocadilhos com o nome de tão estupefacta que estou.

1 comentário:

  1. Não acha que o problema da fome em Moçambique seja alarmante...
    =SEM COMENTARIO=

    ResponderEliminar