sexta-feira, 29 de abril de 2011

[a tale of three markets] os mercados, a especulação e o sr. pompisk


I love New York, I'd live in Paris but...
Mozambique is easier!

No centro do mundo há a bolsa de valores, a especulação e a manipulação financeiras, há a subida e descida do preço das acções e do petróleo de acordo com o nervosismo dos mercados... A lei da oferta e da procura seria uma lei natural e básica se não existissem todos os outros factores estranhos e parasitas que a impedem de funcionar de forma linear. No Gilé há o Sr. Pompisk e a sua barraca "Só Basta Viver". O Sr. Pompisk é o garante da estabilidade da oferta e da ausência de oscilações dos preços. Para ele, mesmo que não nos esteja a ouvir, um grande abraço!

É ele quem compra quase todos os produtos agrícolas da região, garantindo o escoamento dos pequenos produtores e controlando a oferta de bens alimentares de primeira necessidade. Assim, enquanto o Sr. Pompisk tiver stock, todos os outros comerciantes mantêm os preços a um nível acessível. De tal forma é importante a sua actividade para a estabilidade do nível de vida do Gilé, que foi impedido pelo Governador de fechar a loja durante os períodos das suas férias, precisamente para evitar a especulação e subida de preços por parte dos outros comerciantes, situação que poderia, literalmente, precipitar uma catástrofe alimentar!

P.S. - Tenciono continuar a escrever posts sobre o Sr. Pompisk até que alguém se decida, finalmente, a perguntar: "Mas afinal, quem raio é o Sr. Pompisk, podes explicar-nos, beijo-de-mulata? Se faz favor."

8 comentários:

  1. Olá,
    mas quem é afinal o Sr.Pompisk?

    ResponderEliminar
  2. Mas, afinal quem é o Sr. Pompisk?
    E já agora, isto pela cidade das acácias é de um exotismo caro!!!!!!!!!!!

    Beijos da cidade das acácias.

    ResponderEliminar
  3. Eu cá nem me atrevo! Ainda estou à espera de perceber quem era o casal disfuncional que foi buscar Moo ao aeroporto e qual a sua relação com o filme...

    ResponderEliminar
  4. Angela, ó diacho... e eu que pensava que andava a falar sozinha... Valha-me Santa Rita de Cássia, não é que se calhar ainda mesmo tenho de contar a história do Sr. Pompisk?

    Ruiva, o nível de vida é elevado em Maputo, sobretudo quando se quer fazer uma vida exótica ;)

    Pedro, a que filme se refere? Uma pessoa até se sente inibida com a expectativa... ;)

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  5. Não me chame Flyte, Charles... Para si sou só Julia... (e, vá, posso ser Cordelia, de vez em quando, para desenjoar de tanta transferência neurótica).

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  6. Mas afinal, quem raio é o Sr. Pompisk, podes explicar-nos, beijo-de-mulata? Se faz favor.

    ResponderEliminar
  7. Sim, Joo, afinal quem é mister pompisque?

    ResponderEliminar