domingo, 10 de julho de 2011

[outras palavras] ndihamba nawe



O meu amigo Francisco Campos, sj já deixou Moçambique... Este foi o seu presente para nós e para todos os curiosos, saudosos ou apaixonados por África, um conjunto de olhares seus... Nas suas palavras:

Deixo aqui uma série de fotografias que fui tirando neste tempo. A música que as acompanha, apesar de sul africana, ouviu-se muito nestes dois anos em Moçambique. Ndihamba Nawe quer dizer literalmente “Eu vou contigo”, mas na cultura Zulu também tem um significado de uma escolha que se faz por alguém. Por mim sinto-me escolhido e acompanhado por tantas caras e paisagens que aqui aparecem e por tantas outras que ficaram gravadas na minha memória e no meu coração.

Obrigada, Francisco!

7 comentários:

  1. Ou como se diz em Mocambique: estamos juntos! (hoje vai como anonimo que o google, va-se la saber porque, nao aceita a minha identificacao) :)

    ResponderEliminar
  2. caros,
    procuro trabalho como fotografo/etnografo visual em moçambique... é o meu sonho de ha anos e estou a lutar por isso, apesar de saber (e estar a constatar) que não é nada facil..
    escrevo para saber de alguma hipotese, ideia, sugestão??.. por favor informem-me caso me possam ajudar.
    um abraço e desde já muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Lindo,de ficar com a alma cheia! Obrigada pela partilha e parabéns por este blogue!

    ResponderEliminar
  4. Realmente Moçambique é do tamanho de uma caixa de sapatos (tal qual a minha casa nova, ehehehe), e não é que eu também tive o enorme prazer de conhecer o Francisco - mesmo na última semana em que ele por aqui esteve?!? Para ele um grande abraço, e que Roma venha a ser tudo o que ele deseja...

    Um beijo da Cidade das Acácias

    ResponderEliminar
  5. Realmente deve ser muito dificil ir embora depois de se ter experimentado tanta riqueza!

    ResponderEliminar
  6. Ruiva, de facto o mundo é mesmo um ovo! [A prova é que por aqui na catalunha os catalães se referem ao aquecimento global como o "escalfament global"! Não tem mais que saber...] Fico mesmo contente de teres conhecido o Francisco! Roma há-de tratá-lo bem, tenho a certeza.

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar