segunda-feira, 5 de novembro de 2012

[gémeos] um só par é para meninos!

De vez em quando não resisto a voltar a este assunto... Tenho uma amiga que foi enfermeira durante a vida toda no Hospital Pediátrico de Coimbra. A Eugénia é uma mulher de armas que parece pelo menos 20 ou 30 anos mais nova do que a idade que tem! Competente, bem-humorada, cheia de energia. (Ela não lê este blogue, não lhe estou a fazer nenhum elogio gratuito!) Há alguns anos, depois de reformada, resolveu partir para Moçambique para ajudar na missão do Marrere, uma localidade próxima de Nampula, a capital do Norte.

O Marrere tem um dos melhores hospitais da região (em termos humanos e organizacionais) e é lá que passa os dias, apoiando os mais doentes de todos: as crianças desnutridas e os doentes com VIH, sobretudo as grávidas e as crianças suas filhas. Há tempos enviou-nos esta foto e a seguinte explicação:


 
O senhor Lino Mesa e a Dona Arlinda Botão foram pais pela décima nona vez, dando deste modo um enorme contributo para a taxa de natalidade da província, para além de serem um caso raro de extrema fertilidade! Das doze gestações nasceram dezanove filhos – cinco gravidezes gemelares, uma gravidez de trigémeos e as restantes de apenas um filho ou seja metade das gravidezes foram gemelares*. É obra! Esta última gravidez gemelar foi seguida aqui na consulta de grávidas.

 Apenas catorze dos filhos estão vivos... Os bebés João e Joana frequentam o centro de nutrição e são apoiados com leite adaptado, roupa, biberões e fraldas. Os irmãos Orlando e Orlanda**, que frequentaram no ano de 2009 a nossa consulta, estão de boa saúde. São um casal muito unido e bem-disposto e o papá Lino acompanha sempre a esposa à consulta dos seus filhos. 

* Este post é dedicado à Ana F. e à Sílvia, as minhas amigas que atualmente estão à espera de gémeos, e também à Ana D., cujos filhos fazem cinco anos!
**Já vos falei das peculiaridades dos nomes dos gémeos em Moçambique, se não se lembram podem ir rever...

5 comentários:

  1. Esse papá merece os parabéns, homem moderno que se interessa, não é comum por estas bandas, como bem sabes... :D
    De qualquer forma é só para dizer que conheço um Admiro e uma Admira (e na altura só pensei, coitados os pais não gostavam mesmo deles...) ;D

    Beijos da cidade das acácias...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada minha querida!
    Realmente: 5 gemelares? 1 de trigémeos? Quando me queixar do trabalho vou lembrar-me deste casal...
    Ah, outra coisa, mais duas amigas grávidas de gémeos?? És mesmo facto de risco para a coisa!!
    Beijinho,
    Ana Dagge

    ResponderEliminar
  3. Ahhh!!! Então a culpa é tua! És TU o factor de risco que toda a gente me quer encontrar!!! :)
    Obrigada, minha querida.
    Bjs grandes para ti e para o Baby.
    Ana F

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que te conheci... Cada vez mais me conveço que os gémeos vêm dai e não foram genes "herdados" da minha avó :P Beijinhuz para ti e baby. A minha mãe hj viu-te em entrevista. Tens uma fã para a vida! :)

    ResponderEliminar
  5. Tive o prazer de conhecer a enfermeira Eugênia e o trabalho dela. Gostei...

    ResponderEliminar