segunda-feira, 2 de julho de 2012

[as melhores do serviço de urgência] diagnósticos olfactivos

Ontem de madrugada, na urgência, tinha acabado de diagnosticar uma anemia por carência em ferro a um menino de 18 meses e tentava identificar a causa para perceber se o podia enviar para o médico assistente ou se tinha de o enviar para uma consulta no hospital.

Os pais, jovens e visivelmente cansados àquela hora da madrugada, faziam um esforço conjunto para responder a todas as minhas perguntas. Mas, por mais que perguntasse, não conseguia encontrar causa nenhuma. Às tantas, o pai começa a contar-me algo que o inquieta:

- Doutora, já que estamos aqui, posso fazer-lhe uma pergunta?
- Sim, claro!
- É que quando ele vem do jardim infantil, às terças e quintas, que são os dias em que come papa, a barriga dele vem sempre enorme, vê-se que ele está enjoado e às vezes arrota com um cheiro horrível... No outro dia só me parecia que tinha engolido um zombie.
- Como?
- Parecia que tinha comido um zombie! Quer dizer, doutora, eu nunca cheirei um zombie, mas se cheirasse era assim! Era um cheiro mesmo fétido, assim como se fosse uma coisa morta...
- Pronto, pronto, já percebi, vamos marcar consulta para a semana...

6 comentários:

  1. Zombie? eheheh pela descrição parece mesmo mau.

    ResponderEliminar
  2. Maria Tereza Estrabon Falabella4 de julho de 2012 às 03:49

    Olá
    Você percebeu, mas eu não!
    O que tem o menino afinal?
    Beijo
    Maria Tereza

    ResponderEliminar
  3. Maria Tereza, desculpe, o diagnóstico era irrelevante para a piada... O menino tem provavelmente uma doença celíaca (intolerância ao gluten).

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  4. Gostei do post, principalmente porque nem todos os médicos de um serviço de urgências quereriam saber qual a causa da anemia que, nalguns casos, é mesmo uma doença celíaca, principalmente se associada a um bafo de zombie ;-)

    ResponderEliminar