segunda-feira, 12 de setembro de 2011

[as melhores do serviço de urgência] tem problema di sangue...

Serviço de Urgência, menina de dois anos trazida por uma osteomielite, uma infecção num dos ossos do braço. Mãe, natural da Guiné-Bissau, obviamente muito preocupada.

- A sua menina tem sido saudável?
- Sim, Doutora, nunca teve doenças antes.
- E há alguma doença na sua família?
- Não, somos todos saudáveis.
- E sabe se há alguém com tendência para ter muitas infecções? Assim alguém ou alguma criança que lhe tenham dito que tem poucas defesas?
- Não. Só eu tenho problema de sangue. Tenho... como se diz... anemia. Mas não é nada de especial.
- Mas não sabe que tipo de anemia tem?
- Já me explicaram mas não sei o nome.
- Mas faz algum tratamento?
- Sim, passaram-me um tratamento, mas há muito tempo que não faço porque disseram que não tinha cura.
- Disseram que não tinha cura? Mas não se lembra mesmo de que anemia é?
- Não sei o nome. Só sei que o meu sangue fica quadrado.
- Como?! Fica quadrado? Como assim?
- Não sei, Doutora, só me explicaram que o sangue fica quadrado.
- Mas... quadrado? Quadrado como? Não será antes... coagulado?
- Não, quadrado mesmo!
- Mas como é que lhe explicaram?
- Disseram que o sangue das pessoas é redondo, mas que o meu às vezes fica quadrado.
- [Oh, céus, mas o que será que isto quer dizer?]
- Quer dizer, não é bem quadrado, é assim mais... alongado.
- [Eureka!] Ah! Tem uma anemia falciforme!
- Sim, é isso mesmo!
- Pronto, já percebi tudo! Já sei o que é que tem a sua menina. Vamos então ao laboratório...

Sem comentários:

Enviar um comentário