segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

[doutor galinha] natural do gilé

Anúncio de um curandeiro natural de Mamala, Gilé. Surripiei-a do Portal de Sena, um blog delicioso que encontrei graças ao primeiro homem que me descobriu aqui no mato (dito assim parece suspeito, mas pronto...), o Sr. umBhalane.
(Imagino que seja em Marromeu, Sofala)

E até me atreveria a perguntar, será que foi este o médico tradicional que conseguiu curar um padre meu conhecido de uma asma tesa que o afligia desde criança, utilizando para tal... uma casca de cágado?

E perguntam vocês: "Uma casca de cágado? Uma casca de cágado como?" Não se preocupem, perguntem à vontade, que eu também perguntei. E portanto sei a resposta:
- Uma casca de cágado, Padre Manuel?
- Sim, Doutora, uma casca de cágado.
- Mas uma casca de cágado é que o curou? Mas como é que a tomava? Pilada?

Ao que parece, não, não era pilada nem moída. Ele curou-o fazendo-o beber água exclusivamente por uma casca de cágado durante seis meses seguidos. Ah, meus amigos, não sorriam, é a mais pura das verdades. O Padre Manuel ficou completamente curado da tal asma tesa que o afligia desde criança! Mas, infelizmente, teve azar com o tratamento e ficou com o efeito secundário mais frequente do tratamento com casca de cágado... Ele por acaso descrevia-o muito bem:

- Tenho sempre uma espuma na garganta que me faz comichão todas as noites e às vezes amanheço a tossir muito... Mas nunca mais tive aquela aflição no peito. Só alguma dificuldade em respirar.

[Para quem não compreende o que isto quer dizer: o Sr. Padre, depois do tratamento rigoroso, ficou com uma rinite alérgica e... asma.]

Há um provérbio macua que assevera que só quem toma os medicamentos com convicção se curará. Mas enfim, como ele próprio dizia, apesar de não ter ficado totalmente satisfeito com o tratamento, sempre é melhor a tosse e a comichão na garganta do que a asma... Outros há que "apanham menos sorte" e ficam com asma a vida toda porque o tratamento "não lhes deu efeito"...

Estes curandeiros, meus amigos, são sábios. São uns autênticos Voltaires do mato! Eles sabem como ninguém que uma parte importante da Medicina consiste precisamente em entreter o doente enquanto a natureza se encarrega da cura. E quando a doença não se cura sozinha é importante dar ao doente a certeza de que está muito melhor. O que o curandeiro conseguiu foi reduzir o impacto emocional das crises... Mas, caramba, uma casca de cágado é que não lembra ao careca!

Sem comentários:

Enviar um comentário