domingo, 27 de janeiro de 2013

[dsm beijo-de-mulata #1] perturbações osculares



Não, o título não contém nenhum erro ortográfico... Estou mesmo aqui hoje para vos falar de perturbações osculares... Sim, é isso mesmo, beijos. Tanta gente a  falar de ósculos por todo o lado (supostamente em publicidade velada ao Magnum, valha-me Santo António do sentido oculto!), fez-me lembrar que também tenho uma palavra a dizer. Ultimamente ando um bocado maria-vai-com-as-outras, é certo, mas isto em princípio passa-me para a semana que eu sou mais maria-vai-ao-jardim-passear-o-menino-e-ver-as-vistas. Hoje apetece-me pegar no tema. Até porque sei que passam por aqui muitos estudantes de Medicina que podem aprender alguma coisa com o poço de sabedoria e virtude que é este mato.

Lição nº 1: através da leitura de mails e SMS, conseguimos diagnosticar perturbações da personalidade nos beijos. Por exemplo, alguém me enviou há tempos "beijocas gordas, escalfadas e encaloradas!" E não, o facto de ela estar no Brasil não era desculpa. Só porque lá estava muito calor. Tratava-se de um beijo histriónico, meus amigos, manifestamente encenado, exagerado e redundante!
Não pensem que estou a exagerar. Eu sei que é uma tendência natural de todos nós, por vezes, a de fechar os olhos a dolorosas e inegáveis realidades por pensarmos que são inócuas e auto-limitadas, mas a verdade é que nestas disfunções, caso sejam detetadas a tempo, é possível intervir precocemente e estimular beijos mais adaptativos, evitando círculos viciosos que podem levar a beijos potencialmente catastróficos.
Serve, portanto, esta série de posts para vos despertar para pequenos sinais que nos permitem distinguir um beijo normal e saudável, ainda que com alguns traços fora do comum, de um beijo manifestamente patológico.

(continua)

1 comentário:

  1. Sempre a querer partilhar as suas experiencias e sabedoria. Mt obrigada minha querida.
    São os beijos, os comentários e até os "posts".

    Tenho uma colega nova com a qual me cruzo algumas vezes. É notorio q veste ñ uma capa, mas um capote todos os dias no trabalho, o qual despe mt poucas vezes fora do trabalho e só qdo se passa algo menos bom na vida dela, mas curiosamente tudo o que partilha no FB revela a verdadeira personalidade, a pessoa sem capote. É notorio q tem uma personalidade patologica.

    Quem sou eu para falar de personalidades patológicas qdo eu, tb tenho, ou pelo menos, traços. Passo minutos e por vezes muitos, a analisar personalidades, quer direta, quer indiretamente. Por vezes tento ñ ser assim, contudo a profissão tb o exige. Mas fora do trabalho gostaria de ñ o fazer tanto, mas corre-me nas veias esta atitude!!!
    Qto aos beijos, confesso q ñ tinha reparado o suficiente. Talvez seja melhor seguir a tua publicação pra cometer menos erros na análise ;)

    ResponderEliminar