segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

[a nova seleção de esperanças] destino moçambique!

 
A represa da Namaíta.
(Nampula, Moçambique)
 
Tenho uma amiga que vai partir em missão para Moçambique dentro de pouco tempo. Ou pelo menos assim o esperamos, que as burocracias são terríveis, lentas e imprevisíveis. E são muitos os chamados, mas poucos os escolhidos...
 
Vai para um lugar mágico, lindíssimo, próximo de Nampula, a Namaíta. Foi em tempos local onde se albergaram todos os leprosos de uma província, desterrados da família e dos antepassados, doentes de medo e de vergonha. Pobres de tudo, sobretudo de si mesmos. Muitos sucumbiram ao nojo e ao luto da própria vida. Outros reconstruiram a vida naquela paisagem de sonho, cultivaram campos, construiram casas, geraram filhos. Até que a guerra civil democratizou a vergonha e a morte em plena vida. Ter guerrilheiros e bandidos na família, parentes em parte incerta, mortos em desonra longe da terra dos antepassados, talvez tudo isto fosse tão mau como ser leproso. Deixou de haver leprosarias porque, pura e simplesmente, deixou de haver organização para desterrar os doentes e afastá-los das famílias. 
 
Mas ainda hoje a Namaíta é sinónimo de doença e não tanto de ostracismo. Ainda hoje quase todos os residentes são filhos ou netos de ex-doentes. São sensíveis ao tema. Gostam de ajudar os atingidos pela doença que teima em não abandonar aquele chão. A minha amiga não vai só para lá, como é óbvio, porque é o local onde vai ser menos necessária: lepra sem estigma é menos lepra! Mas é certamente lá que vai retemperar forças quando encontrar um homem são a apertar a mão sem medo nem nojo a um doente... E sim, meus amigos, perceberam bem: há lepra em Moçambique.

7 comentários:

  1. "Até que a guerra civil democratizou a vergonha e a morte em plena vida.
    Ter guerrilheiros e bandidos na família, parentes em parte incerta, mortos em desonra longe da terra dos antepassados, talvez tudo isto fosse tão mau como ser leproso."

    Belo, e fiel retrato de uma tragédia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mr. 1B! Obrigada por continuar a voar por aqui...

      (um) beijo de mulata

      Eliminar
    2. Todos os dias, diariamente, faço "vôos rasantes" por aqui. Obrigatório.

      Eliminar
  2. Olá Patricia :)
    quero felicitar-te por este maravilhoso blog que descobri recentemente e que desde aí me reacendeu uma vontade que há muito tenho aqui guardada. a minha chama também é África. sou estudante de medicina e mais tarde ou mais cedo também gostava de ir para África para justamente como tu,sair desta teoria toda e finalmente ajudar alguém,ajudar de verdade...
    por isso gostava de saber se me podias ajudar dizendo organizações,congregações,etc que eu pudesse contactar a fim de me voluntariar :)
    o meu contacto é teresaabt@hotmail.com.
    desejo-te as maiores felicidades enquanto médica e toda a sorte do mundo com o teu baby-de-mulata :) beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, quando chegar a altura manda-me um mail... Está ali abaixo, onde diz que este blogue não possui livro de reclamações ;)

      (um) beijo de mulata

      Eliminar
  3. Ainda bem que há gente de coragem pronta a partir...Fossem as burocracias mais colaborantes e os caminhos estariam cheios de pessoas a dar um pouco das suas vidas.
    Sei que há lepra em Moçambique... convivi com doentes com os seus corpos incompletos. Nunca tive medo, nem nojo...só tristeza quando constatei que era uma realidade e que existia às portas da cidade.
    Há outra lepra bem pior e essa, julgo que não tem tratamento e nem cura.
    Um abraço aos corajosos!
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas lepras bem piores que esta. E muito mais silenciosas, muito menos visíveis mas que corroem por dentro a sociedade, desde a corrupção e o "cabritismo" ao analfabetismo.

      Obrigada pela visita!
      (um) beijo de mulata

      Eliminar