terça-feira, 15 de outubro de 2013

[alvíssaras!] não temais, que veio o halakavuma!

 
Um pacato pangolim comendo as suas formigas, sob o olhar atento e esperançoso dos habitantes da vila, durante a cerimónia pública de invocação de espíritos.
(Murrupula, Nampula)

Para quem não o conhece, o halakavuma - pangolim, em Português corrente - é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África que, segundo a tradição macua (a etnia que habita o norte de Moçambique), traz boa sorte e boas notícias. As suas escamas são igualmente traficadas para serem utilizadas como afrodisíacos. O seu aparecimento em Murrupula foi notícia no Notícias de Moçambique:
A vila sede do distrito de Murrupula, em Nampula, esteve ontem parcialmente paralisada para participar da cerimónia pública de invocação dos espíritos pelo aparecimento de um pangolim, mamífero considerado raro e cuja aparição é considerado na mitologia dos povos macuas daquela região, como sendo presságio de boa campanha de produção agrícola, entre outras dádivas.
 “Conforme mandam as tradições, tivemos que trazer o animal imediatamente para sede do distrito para o conhecimento das autoridades, depois que se seguirá outros tipos de rituais, antes de o animal ser devolvido para o mato”- explicou Wala.
Pronto, meus amigos, não se preocupem mais. Nada há a temer, que já veio o halakavuma!

Sem comentários:

Enviar um comentário