segunda-feira, 12 de novembro de 2012

[vozes brancas* #83] quando for grande quero ser pediatra!

Há já quase dois anos, na consulta de um menino de oito anos, perguntei-lhe que atividades extracurriculares fazia, ao que, muito prolixamente, me respondeu que tocava piano, andava no Inglês e nos Escuteiros, mas que estava a pensar desistir dos Escuteiros porque era tudo muito giro e rebeu-beu-beu-pardais-ao-ninho-que-de-lá-não-caem-sem-fazer-barulho-e-eu-estou-aqui-concentradíssimo-sócio mas que a catequese e a missa eram uma seca e ele não estava para aturar secas, que ouvir pessoas a falar de coisas que não interessavam ao menino Jesus era uma coisa que ele não estava disposto a fazer... O miúdo era giro, mas havia mais coisas para conversar. Interrompi, muito a custo, aquela verborreia para lhe perguntar (já a medo) o que gostaria de fazer quando crescesse...

- Quando for grande quero ser veterinário... Ou então pediatra, ainda não sei bem.
- Ah, que giro! São atividades com algumas semelhanças, sabes?
- Porquê?
- Porque nem os animais nem as crianças muito pequenas falam e temos de descobrir, por pequenos sinais, aquilo que eles têm.
- Ah, isso deve ser muito giro, deve ser como o trabalho de um detetive! Mas com as crianças deve ser mais giro...
- Isso mesmo, com as crianças muitas vezes temos grandes desafios - respondi, completamente derretida. - Mas vamos observar-te.

Enquanto o auscultava, via a garganta e os ouvidos, ele ia sempre perguntando, com imensa curiosidade e bastantes conhecimentos, para que servia cada coisa. Entretanto pediu-me para experimentar o esteto e claro que o deixei (eu sou uma fácil, já se sabe...). No fim, quando estava a ver-lhe os ouvidos tentou convencer-me a que o deixasse também experimentar aquele aparelho fascinante. Hesitei, mas perante aquele "futuro colega" brilhante, respirei fundo (detesto que me vejam os ouvidos!) e pus-me a jeito. Ele espreitou e declarou, solenemente:

- Ai, que nojo!

Ups... Tempos depois voltei a consultar o menino. Queria ser futebolista...

* Timbre da voz das crianças antes da puberdade.

2 comentários:

  1. tssssss tssssss, erro de principiante... Primeiro mete-se de molho e só depois se cozinha, Sra Dra!
    Então a excelsa doutora não sabe que o corpo humano por dentro é coisinha para tirar a fome de carne ao mais corajoso?!? Claro que o rapaz ficou logo desmotivado, coitado... Pior do que isso só explicar-lhe que é mais fácil aturar as criancinhas do que os respectivos pais (esses sim os verdadeiros pacientes!)... E depois o miúdo tem razão, dar uns pontapés na bola dá muitoooooooooooo mais dinheiro, e nos tempos que correm... ;D

    beijo da cidade das acácias.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Senhora Dona Ruiva! Tem toda a razao, isto era elementar, mas eu fico sem critica perante esta gente pequena... E o que eu me ri quando cheguei a casa a pensar o que os pais do menino deveriam ter pensado de mim e da minha higiene auricular ;)

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar