sábado, 13 de outubro de 2012

[vozes maduras] poupar a todo o custo!


O meu melhor amigo tinha um tio, entretanto já falecido, que era sovina in stadius ultimus. Nunca tomava café fora de casa, andava sempre de transportes públicos ou a pé, exceto quando a relação custo-benefício justificava o gasóleo que tinha de colocar no carro, havia anos que não comia num restaurante. Mesmo para comprar uma máquina de café lá para casa fora o cabo dos trabalhos para a mulher o convencer. Paradoxalmente, era uma das pessoas mais ricas da família, com negócios milionários do ramo imobiliário em Portugal e além-fronteiras.

Ora então, há vários anos, quis o destino, que essa personagem tivesse de ir fazer o exame médico para renovação da carta de condução ao centro de saúde onde eu estava a estagiar. A mulher dele veio então ter comigo, desesperada, pedindo por tudo que não deixasse a médica de saúde pública renovar-lhe a carta.

- Doutora, é que, sabe, eu já não aguento andar de carro ao lado dele. Ele não vê a cinco metros de distância, mas recusa-se a comprar uns óculos! Eu nem consigo desviar os olhos um milímetro da estrada e se não fosse eu a gritar-lhe já tínhamos morrido os dois há anos. Não faz nem cinco mil quilómetros e já tem os pneus completamente carecas de tantas travagens bruscas!
- Mas porque é que ele não usa óculos, nem que seja só para conduzir?
- Ele diz que não é preciso! “Óculos?”, diz ele, “Isso é um luxo! Eu não preciso de ver ao longe. Eu vejo quando chegar lá!”

A minha tutora conseguiu, felizmente, convencer este senhor da Troika avant la lettre a “investir” nuns óculos! Viveu e conduziu até aos 86 anos!

5 comentários:

  1. Lógico! E ainda perguntam como é que o senhor chegou a rico... E ninguém lhe disse que comer também era desperdício?!? ;b

    Beijos da cidade das acácias da orgulhosamente tia blogosférica!

    ResponderEliminar
  2. Claro! O "eu vejo quando chegar la" tornou-se a anedota preferida da familia!

    (um) beijo de mulata

    P.S - Estou a treinar o baby para dizer tia!

    ResponderEliminar
  3. Ora... são exemplos como este que precisamos no país :-)

    Boa semana para a Mulata e um abraço para o baby

    Jorge Soares

    ResponderEliminar
  4. A minha mae sempre disse: O dinheiro nao e de quem o ganha, mas de quem o poupa. Mas isto ja era um extremo.

    ResponderEliminar
  5. Ser forreta é tão feio...não gosto de pessoas perdulárias, mas os sovinas assustam-me. Não gostam de ninguém, nem deles próprios. Beijinhos.

    ResponderEliminar