quinta-feira, 11 de outubro de 2012

[vozes brancas* #79] contra o consumismo!

Há tempos, na consulta, estava a avaliar um menino de três anos com uma perturbação grave da linguagem. Escuso de dizer que era um menino maravilhoso, amoroso e lindo porque, como certamente sabem, eu não tenho crítica para esse tipo de julgamentos, portanto nem vale a pena debruçarmo-nos sobre o assunto porque para mim, aos três anos, eles são todos encantadores e fim de conversa que isto hoje tem de ser rápido e todos temos de ir trabalhar. Eu não tenho, que estou de licença de maternidade, mas também vou ali lamber a cria que dorme...

Num esforço para perceber o leque de vocabulário que ele possuía, perguntei-lhe, a certa altura:

- Com que é que tu mais gostas de brincar, Rafael?
[Nada. Sem resposta. Apenas sorrisos...]
- Quais são os teus brinquedos favoritos? Tu tens tantos... - perguntou-lhe a mãe.
- O pai e a mãe - articulou com dificuldade, muito baixinho mas com um sorriso rasgado...
- Não, filho, a doutora está a perguntar com que brinquedos é que tu gostas de brincar.
- Deixe estar - respondi - ele deu a resposta certa. Os "brinquedos" favoritos das crianças são, felizmente, o pai e a mãe!

* Timbre da voz de uma criança antes da puberdade.

3 comentários:

  1. opá! mais uma vez fiquei de lágrimas nos olhos!
    raios, mulher fazes de mim uma chorona ahahah

    adoro adoro adoro(-te)... é realmente o essencial, e tenho de me lembrar disso vezes e vezes sem conta.
    nós, pais, só deixamos de o ser, porque se calhar os forçamos ao materialismo, aos brinquedos, etc

    eles, sim, sabem o que é essencial, e neste caso (só neste caso) não é invisivel aos olhos... estamos lá, basta querer.

    beijos bons e em especial para o teu pequeno baby de multata

    ResponderEliminar
  2. Quando existem irmãos, às vezes, somos destronados...

    ResponderEliminar