terça-feira, 3 de julho de 2012

[irmãos de sangue] doar medula óssea


Há tempos uma amiga minha, filha de pai sueco e mãe açoriana comentava que uma das coisas melhores que os seus pais tinham feito fora construir uma família grande. Dizia ela, com muita graça, que, dada a improvável combinação de genes, se alguma das irmãs viesse a precisar de um transplante de medula, achava mesmo que só elas próprias poderiam ser compatíveis entre si...

Portugal, felizmente, é o terceiro país do mundo com maior proporção de dadores de medula óssea relativamente à população total do país, logo depois da Alemanha e de Israel. É um número que atesta a nossa capacidade de mobilização e generosidade, um número para nos orgulharmos!

Por isso, à medida que o número de dadores aumenta, é como se o número de apostas no euromilhões se multiplicasse. Ganhar torna-se cada vez menos improvável. E o improvável às vezes torna-se possível!

E quanto mais parecida for a origem do dador, mais provável é a combinação de genes ser vencedora. Por isso, mais uma vez, pedimos à comunidade Cabo-Verdiana residente em Portugal que se mobilize. Doar medula não custa mais do que tirar sangue, é um acto de generosidade que pode salvar a menina linda que temos nos braços!

Obrigada a todos os que nos têm ajudado a divulgar esta iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário