sábado, 15 de janeiro de 2011

[vozes brancas* #36] as folhas mais tenras e as árvores mais altas...

O Kruger Park à tardinha, antes de um night safari...
(Foto da R., Áfica do Sul)

A sobrinha da R., uma criaturinha adorável de seus três anos e meio, em plena fase do romance edipiano, adora que seja o pai a ir deitá-la e que ele depois fique por ali a contar-lhe histórias, falar com ela, namorar um pouco... Na semana passada, depois da história lida, as festinhas no cabelo, o copo de água, as perguntas, as histórias do dia, mais perguntas, o fica aqui mais um bocadinho, o tens de dormir que já é tão tarde, o pai despediu-se com a sua princesa acordada e ainda com energia para mais três voltas à pista, que realmente desde que o mundo é mundo que nunca ninguém disse que era fácil fazer uma criaturinha adorável de seus três anos e meio dormir à primeira... Às vezes nem à quinta, quanto mais, a minha própria mãe que o diga, mas enfim, paciência... Ossos e ofícios e mais não desenvolvo que temos de voltar à história porque deixámos a adorável princesa acordada a chamar pelo pai pela segunda vez e todos nós sabemos que aos três anos e meio a paciência não é muita e as lágrimas são fáceis:

- [voz amorosa] Pai, pai, anda cá...
- [suspiro de quem, pela enésima vez, se enche de paciência... mas de coração derretido] Sim, filha, o que é?
- Pai... faz-me mais uma pergunta.
- Eeer... Olha, sabes por que é que as girafas têm um pescoço muito comprido?
- Não...
- Porque se alimentam das folhas das árvores. E as folhas melhores, as mais tenrinhas e saborosas são as que estão mesmo no cimo das árvores.
- Ah...
- Já viste como era se as girafas não tivessem um pescoço comprido? Como é que podiam chegar mesmo às folhas mais tenras das árvores mais altas?
- Não sei... se calhar chamavam os bombeiros!

* Timbre da voz de uma criança antes da puberdade.

8 comentários:

  1. Ternurinha, ternurinha...na voz da criança, no pai que espera (e vai...) ás inúmeras chamadas...das girafas com pescoço comprido para chegarem ás folhas tenrinhas...no amor que ressalta desta história.
    Saio e roubo um "beijo de mulata" da qual tenho tantas saudades...
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  2. E a propósito, Graça, já viu o novo fotoblog da Zambézia de um jornalista Moçambicano? Tenho o link ali à direita!

    ResponderEliminar
  3. Um GRANDE GRANDE beijinho e um MUITO MUITO obrigada pela foto :)!!!

    ResponderEliminar
  4. Ontem fui conhecer e buscá-la à escolinha nova... Os últimos dias não teem sido fáceis. Chora e refila todos os dias que quer voltar à escola antiga. Mas vinha a contar a mãe que o pai lhe tinha comprado um livro de manhã. E a minha irmã ia dizendo que ela andava muito mimuzas, era guloseimas, doces e presentes todos os dias... Ao que ela responde: -"Tenho muita sorte mamã". E eu derreti... R.

    ResponderEliminar
  5. óbvio! que bom ter 3 anos e arranjar soluções para tudo!

    ResponderEliminar
  6. Quando comecei a ler o post, inspirada pela foto das girafas, pensei que se tratasse de uma criança moçambicana. E pensei: "Estes pais (machos) moçambicanos estão a ficar parecidos com os europeus"... mas a máscara caiu completamente com os "bombeiros". Ainda fiquei ali pasmada a tentar transformar a palavra"bombeiro" em "embondeiro" ...pois a sonoridade é parecida. A metamorfose não ocorreu. Ainda agora sinto que fui enganada, traída.

    ResponderEliminar
  7. Oh... que pena, minha querida! Desculpa, mas eu não tentei enganar ninguém, eu comecei precisamente por dizer que era a sobrinha da R., de quem já aqui falei sobejamente ;)

    Beijinhos para todos!

    ResponderEliminar