quarta-feira, 27 de julho de 2011

[outras palavras] a loira do jeep parado no semáforo


Crianças...
(Maputo, Moçambique)

Um post de Eduardo Castro, do ElefanteNews (o link está ali na coluna da direita, sob a vénia de olavula sana), tão real e tão verdadeiro que não resisto a partilhá-lo.
Parado no sinal fechado, voltando do almoço, vi a loirinha abrir a janela do Jeepão 4×4 e fazer um gesto pra menino que estava ali, no cruzamento das avenidas Mao Tse Tung (ele mesmo) e Julius Nyerere (ex-presidente da Tanzânia), zona nobre de Maputo. O garoto veio, correndo entre os carros. A moça deu a ele dois saquinhos – um azul e outro rosa. Eram de algodão doce. Os olhos do menino ficaram bem arregalados, e muitos foram os sorrisos e agradecimentos.

Abriu o sinal, o trânsito andou, o Jeepão foi embora, e eu, sem vaga pra parar o carro, acabei por ter que dar outra volta no quarteirão, parando quase no mesmo sinal fechado, uns dois minutos depois da cena inicial. Tempo suficiente para ver o mesmo menino, os mesmos saquinhos. Só que agora, ele já estava tentando vendê-los.

Decepcionado com tanta “ganância”? Não fique. Sorriso e algodão doce podem até preencher o coração do menino de amor, mas não mata a fome dele. O que mata a fome dele é xima: água e farinha de milho, base da alimentação de milhões e milhões de africanos.

“Quebra um pouco o encanto”, mas pobreza não tem encanto. Olhos azuis cercados por cabelos amarelos, quando encontram olhos pretinhos num rosto tristonho, costumam brilhar de compaixão e piscar intensamente, cheios de doçura – mas não enchem barriga.

Pra alguns também “quebra o encanto” saber que aquele agasalho velho que foi doado para “os pobres da África” não é entregue a um “pobre da África”. É destinado a instituições (em alguns países é mesmo o governo que faz isso) que – segure seu queixo, loirinha – vendem essas roupas, aos fardos, para revendedores locais.

Há verdadeiros mercados só com as roupas doadas. Aqui em Moçambique chamam a isso de “Calamidades”. “Comprei nas Calamidades”, é a frase. Camisas, calças, cintos, vestidos, agasalhos, sapatos, cobertores, tecidos, chapéus, toalhas, sacos de dormir, barracas de lona, fogareiros. Tem de tudo nas Calamidades.

Sim, loirinha: eles vendem aquele vestidinho que você doou “com tanto carinho”. E isso é ótimo. Gera emprego e renda pro vendedor, distribuidor, revendedor, costureira que conserta o que não vem bom, motorista do caminhão. Alguém usa a roupa, mas alguém também ganha dinheiro – e compra farinha pra fazer xima.

“Mas estão lucrando em cima de mim! Da doação que fiz com tanto carinho!” Bom, chegamos ao ponto da indignação, então: é que eles ganham, e não você – que doou “com tanto carinho”.
Ler o resto do post aqui.

6 comentários:

  1. Coitada de África! Como se já não lhe bastasse os problemas que tem ainda tem de aturar as legiões de bem-intencionados

    ResponderEliminar
  2. Minha Querida
    Ainda não tinha pensado que há uma "contabilidade" sobre a caridade...dos restos!
    Pois se mata a fome...venham todas s Calamidades e mais uma!Em África a vida gira ao contrário...sei disso!
    Beijo carinhoso.
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Pedro, às vezes não sei o que pensar, mas nada é simples quando se fala em pobreza...

    Graça, obrigada por passar por aqui, fico sempre tão contente de a ver... Este tema é sempre difícil. E mexe mesmo muito comigo...

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  4. Moo, nada é simples quando se fala seja no que for. E, no entanto, tudo é mais simples do que parece. É a isto que se chama paradoxo ou será antes paralaxe?

    ResponderEliminar
  5. Eu já sabia desse comércio das roupas doadas, e acho muito bem; e continuo a doar o que posso (ou melhor,o que já não uso, porque valor seria dar o que me faz falta, mas somos tão egoístas... infelizmente). Tenho grande admiração por si, autora deste blog de que tanto gosto. O amor e a dádiva ao próximo são as coisas mais belas deste mundo...
    Rita Gueiral

    ResponderEliminar
  6. Pedro, se é paralaxe ou não, depende da perspectiva...

    Rita, obrigada pelas suas palavras! Volte sempre, que será muito benvinda. Não há nada para admirar, felizmente. O amor e a entrega trazem muita felicidade, pode acreditar!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar