sábado, 21 de maio de 2011

[as melhores do serviço de urgência] mães de primeiras águas

Serviço de Urgência, tarde de sexta-feira ao cair da noite. Uma mãe de primeira viagem, enfermeira de profissão vem com o seu bebé de três semanas. Motivo da vinda: choro persistente. Compreendi a situação. É muito diferente falar de cólicas e saber em teoria o que são cólicas ou ter um bebé com cólicas lá em casa. Sobretudo quando se é uma jovem profissional de saúde, a quem tudo passa pela cabeça quando se trata do próprio filho, ainda para mais com o raciocínio toldado pelo desconforto físico, pelas modificações do corpo, pelas hormonas e a privação de sono e ainda pelos tratados de enfermagem que insistem em atirar para dentro do cérebro diagnósticos tenebrosos alternativos. Absurdos, mas enfim, o raciocínio não tem a mesma desenvoltura nesta fase.

Depois de a tranquilizar ela despede-se com um sorriso aliviado e bem disposto. O primeiro sorriso completamente descontraído desde que me entrara na sala. Faz menção de se levantar, mas depois lembra-se de algo:

- Doutora, peço desculpa, mas já que estou aqui aproveito para lhe fazer uma pergunta.
- Claro! O que se passa?
- É que tenho dúvidas sobre como arrumar a pilinha do bebé dentro da falda. Estava a pensar colocá-la alternadamente para a direita e para a esquerda para não criar vícios. O que acha?

[Meus queridos amigos, depois desta estejam à vontade para fazer qualquer pergunta que seja!]

4 comentários:

  1. Lol!
    Todas as perguntas são legítimas na fase do baby blues com upgrade de (de)formação profissional!!! :)
    Bjs grandes com saudades
    Ana F.

    ResponderEliminar
  2. será da profissão?!
    a minha pergunta é: qual foi a resposta??? :))

    ResponderEliminar
  3. aloucura, :)

    Ana, minha querida, tens toda a razão... O baby blues deve ser violentíssimo. Algo que faz aumentar a copa do peito na mesma proporção que faz diminuir o QI...

    mia, que responderias? ;)

    ResponderEliminar