sábado, 21 de março de 2020

[dias de lockdown] retornar a casa


Esta tarde cheguei a casa, vinda do hospital. Respirei fundo, concentrei-me e, a custo, tirei os sapatos na minha "Zona Covid" à entrada de casa. Passei, com alguma ginástica, um pé de cada vez sobre a linha imaginária que separa a "Zona Covid" da "Zona não-Covid" para calçar os chinelos do outro lado da barricada. Deixei a "mala Covid" na "Zona Covid" e a lancheira na "Zona não-Covid". Tranquei a porta. Movo-me em casa como num terreno minado. Estou irremediavelmente freak ou, em bom francês: "apanhada da pinha". Fui lavar as mãos e voltei para a zona da barricada para iniciar o penoso processo de me despir e colocar a roupa sem tocar na parte de fora do "saco-do-lixo-Covid" que guardará a roupa que a minha empregada não pode manusear, sob pena de se infetar. Voltei para a casa de banho. Lavei as mãos. Fui tomar banho e vestir roupa de casa. Aterrei no sofá, onde o meu corpo pertencia há mais de meia hora de gestos cautelosos e esforços insanos... Cubro-me com a manta, que a casa está fria de tanto arejar nestes dias de fim do mundo. Vou finalmente telefonar para a minha mãe. Olho para o lado e: Com mil raios! Salto de dentro da manta e escapa-se-me um palavrão que emudece o silêncio que me acompanha. Deixei o telefone no carro, caramba!

7 comentários:

  1. Já não fazia nenhuma visita ao mato há largo tempo. Hoje aproveitando o seu post, não podia deixar de o fazer, numa mais do que justa homenagem a todos aqueles, em especial da área da saúde, que duma forma incansável desenvolvem a sua bendita atividade nestes tempos conturbados: aceite na sua pessoa o meu sincero bem haja a tod@s.
    O post mostra igualmente que existe um outro lado, de mãe-esposa-filha-mulher. O cansaço pode ser (é, certamente!) muito mas ainda consegue vir aqui dar-nos conta deste singular quotidiano. Compreendo que não tivesse "piada" nenhuma quando deu pela falta mas o episódio do telemóvel acabou por nos "roubar um ternurento sorriso".

    Muito obrigado!
    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos sacrifícios! Que valham a pena e que corra tudo bem por esses lados! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Força e boa sorte nestes tempos difíceis!

    ResponderEliminar
  4. Muita sorte por ai durante estes tempos...esperemos que passem depressa para deixarmos de ter as casas dividias por zonas de vários níveis de contagio e limpeza. E...mais importante...confirma sempre que tens o telemóvel contigo =P

    ResponderEliminar
  5. Que lhe deu? Vim aqui tantas vezes e nunca mais escreveu no blog e volta agora em tempos de covid-19?

    Seja bem vinda! Gostei muito do seu regresso e espero que fique por aqui.
    Laura

    ResponderEliminar
  6. Que bom que apareceu por aqui, pelo menos uma boa notícia nesta época de pesares. Espero que esteja bem e que continue bem. Abraços de longe, Felicia

    ResponderEliminar