segunda-feira, 1 de maio de 2017

[as melhores do serviço de urgência] no melhor pano cai a nódoa...

Hoje, ao ler um artigo desastroso sobre dietas e cenas saudáveis lembrei-me de um episódio que já aconteceu há mais de cinco anos. No serviço de urgência, ao ver um menino com uma alergia cutânea provavelmente alimentar, a mãe responde:

- Alergia? Como, alergia?! O meu filho nunca comeu nada que não fosse feito em casa, nada com corantes ou conservantes, temos imenso cuidado na escolha da comida que lhe damos. É tudo biológico e evitamos a carne e o peixe.
- Mas ele não come carne nem peixe de todo?
- De vez em quando come, também não somos fundamentalistas. Mas no dia a dia optamos por proteínas vegetais de alto valor biológico. E cozinhamos tudo sem sal.
- Muito bem... mas olhe, a partir dos 12 meses [de facto ele já tinha cinco anos] já se pode começar a colocar um pouco de sal na comida, até porque eles estão a crescer e precisam de sódio.
- Ah, não, doutora, mas nós não pomos mesmo sal nenhum. Só usamos Caldo Knorr.

(suspiro...)

5 comentários:

  1. Ui... suspiro mesmo! santa ignorância...

    ResponderEliminar
  2. É ver a coisa pelo lado positivo: se pusessem sal em cima do caldo Knorr, ficaria verdadeiramente salgado :D
    E o caldo era caseiro, como a mousse instantânea: era feito em casa a partir do pacotinho.

    ResponderEliminar
  3. Lol Há uns tempos também ofereceram ao meu filho sumo de laranja natural - explicaram que estavam a deixar os refrigerantes porque um dos filho estva com muitos problemas nos dentes - acenando com um pacote de Santal. Já tinha ouvido que o Compal não é bem um refrigerante, pelos vistos o Santal também não! (suspiro, suspiro, suspiro!)

    ResponderEliminar
  4. Não é minha, mas é bem real -"Não devo mandar croissant para o lanche? Mas a outra doutora mandou cortar no pão!"

    ResponderEliminar