domingo, 14 de setembro de 2014

[vozes brancas] chocoholic

 

 
Pois é...
 
 
Antes de mais, deixem-me carpir a minha mágoa de pediatra: o baby-de-mulata não gosta de fruta! É verdade. Conheço mais duas ou três crianças como ele, mas acho que não tão avessas à fruta... A simples visão de uma peça de fruta dá-lhe vómitos. O ar de pânico que faz quando percebe que chegou a hora da fruta é indescritível. Colocar uma peça de fruta na boca é um processo que envolve mentalização e coaching da minha parte. E muita coragem da parte dele. Mal comparado, fazê-lo comer fruta é como um instrutor de bungee jumping convencer uma pessoa com pavor de alturas a saltar de uma ponte. "Vá, meu filho, é ótimo, vais ver que vais gostar, é fantástico e faz tão bem..." e assim por diante. Nem sempre consigo, claro. Nem todos os dias uma criança tem esta disponibilidade para aceitar algo que visceralmente abomina. Ele tem é o azar de ter uma mãezinha que é chata como a potassa...
 
Pelo contrário, o chocolate foi uma descoberta recente, mas muito bem tolerada... [Porque é que a vida é tão injusta?] Hoje, à saída do jardim zoológico, fomos comer um gelado. Perguntou-me:
 
- Mãe, gostava de comer um gelado... de chocolate. Existe?
- Sim, filho, existe, vamos perguntar ao senhor se tem.
 
E foi a meio do gelado que ele se saiu com uma pérola:
- Mamã, eu adoro chocolate! Até podia comer uma maçã, se fosse de chocolate!
 
Tentei afastar as imagens do demo que me assaltaram a mente. Só de pensar nelas engordo dois quilos... Vou tentar não lhe dar fruta desta maneira nunca.

2 comentários:

  1. Pois é, a minha pequenita de 3 anos adora chocolate! (a irmã resistiu até aos 3, embora a insistência de terceiros fosse muita, mas esta adora provar de tudo e já "conhece" o chocolate há muito tempo...) E ela gosta tanto, que todos os dias remata o jantar com "e agora falta o bombom!". Ainda ontem disse q n havia e ela insistia, que sim, e que sim, que tinha visto, e eu vou ver... e lá foi e disse "pois é, não há mesmo!". Quando a mandei dormir disse para sonhar com a educadora, a auxiliar (1º dia de escolinha de sempre, hoje. Antes estava com a avó), ela disse " e com bombons!".

    ResponderEliminar
  2. Já experimentou dar-lhe fruta em batido? com leite e mel a mistura ou em sumo? tente! pode ser que seja uma maneira de ele a comer! hehehhe adoro este blog

    ResponderEliminar