quinta-feira, 24 de maio de 2012

[as melhores do serviço de urgência] lapsos improváveis...


A propósito do adolescente que há duas semanas recorreu ao serviço de urgência do meu hospital por ter acidentalmente engolido uma escova de dentes de 19 cm [valha-nos Adão engasgado e o seu caroço de maçã], lembrei-me do dia em que no primeiro ano de Medicina, uma colega minha, perante uma radiografia parecida com esta, fez o seguinte comentário: "Credo, há cada um! Mas como é que o homem engoliu aquilo?"
Pronto era só isto... Obrigada e boa tarde.

2 comentários:

  1. Quando sair é o chamado "dar à luz"

    ResponderEliminar
  2. Olá, bom dia,
    Sou mãe de uma adolescente de 15 anos (quase 16 como ela sempre refere desde o o primeiro dia após ter feito os 15!!!).
    O sonho dela (fantasia sei lá...) é seguir medicina, e como mãe, apesar de saber que é dificílimo, tento dar-lhe todos os apoios e motivações possíveis para que seja concretizável.
    Mas... sou também um pouco pessimista (tipo copo meio vazio) e constantemente questiono se esse sonho se manteria caso ela soubesse o que implica ser realmente médico.
    Já nem falo do estudo hercúleo que é necessário, penso sobretudo nas rotinas, nos desafios, nas carnes, nos sangues, na dor, e nas porcarias, sem esquecer claro está a dificuldade do mercado de trabalho.
    Não seria tão melhor dar acesso aos jovens a conhecerem in loco o que realmente é ser médico, sem as fantasias ou os sonhos americanos?
    Tenho dias em que me pergunto se não haverá uma forma de deixar os miúdos conhecer a realidade das coisas, retirando-lhes as ilusões dos filmes, mas mostrando-lhes a emoção da realidade... e não tenho resposta.
    Não sou médica, nem sequer tenho curso superior, e estou aqui a tentar obter resposta a uma questão, simples é certo, mas difícil de colocar.
    Aqui vai:
    Conhece algum hospital, médico, consultório que permita a uma jovem de 15 anos aprender e ver o que é ser médico?
    Haverá algum hospital que aceda ter uma jovem diariamente no hospital a assistir ao que se passa, ao que se faz, ao que se vive?
    Tenho tanto medo que a realidade esteja tão longe do sonho que se desperdice uma vida, se frustre uma ilusão mas acima de tudo se mate um sonho.
    Pode ajudar-me?
    Fique bem,
    Flora

    ResponderEliminar