domingo, 16 de abril de 2017

[iapala revisitada] as flores do frangipani


Esta é a flor do frangipani, uma árvore de xicuembos* e xipocos**, a árvore dos deuses e dos antepassados, de flores românticas e perfumes noturnos... O frangipani tem as flores das manhãs claras, que vêm enfeitar os cabelos das jovens, das noivas, das virgens e os adros das igrejas nos dias felizes.
(Iapala, Nampula)

Como diria o meu amigo Lépido, nós não temos estilos, temos momentos... E eu também tenho direito a dias pirosos! Pronto, era só isto. Aqui no mato-que-já-não-é-mato não temos livro de reclamações. Nem mesmo o Sr. Pompisk, o maior comerciante da Zambézia tinha tal modernice! Para ele, se nos estiver a ouvir, aquele abraço. Tenham um bom dia e que a Páscoa  (ou a Primavera, o que vos disser mais) vos renove.

* Deuses
** Fantasmas

6 comentários:

  1. Não são flores de plumerias? Adoro!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, exato, Plumeria alba é o nome científico. Em Moçambique chama-se Frangipani.

    (um) beijo-de-mulata

    ResponderEliminar
  3. Acho que a história do Sr Pompisk ainda não foi contada neste mato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há ali uma etiqueta à direita, no Motes para um Beijo de Mulata (só na versão web) que diz "Sr. Pompisk". Diz tudo sobre ele.

      (um) beijo de mulata

      Eliminar
    2. Bem, na verdade não se fica a saber muito sobre ele. Nem mesmo sobre a misteriosa razão pela qual no seu pequeno estabelecimento comercial não existia livro de reclamações ou a razão pela qual me apetece insistentemente mandar-lhe um abraço. Mas é tudo quanto temos. E quem dá o que tem...

      (um) beijo de mulata

      Eliminar