Mostrar mensagens com a etiqueta Moçambique vs New York. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Moçambique vs New York. Mostrar todas as mensagens

domingo, 10 de abril de 2011

[music and style] nampula vs new york


I love New York but...
Mozambique catches your eye!
Mozambique is funnier...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

[à mão a comida sabe melhor] zambézia vs new york


I love New York and gourmet restaurants but...
In Mozambique food is genuine happiness!

A vida é simples. Mais do que nos atrevemos a pensar. Sinceramente, comer com 17 talheres e 5 copos é coisa para centopeias, não é para famílias harmoniosas e pessoas de bem... A verdade é que à mão, no mato, com uma família que nos acolhe e partilha o que tem, a comida tem um sabor que nunca imaginaríamos.

Aliás, lembro-me sempre da célebre frase de Henrique VIII, quando os seus conselheiros lhe explicaram que estava na moda comer com garfo porque era mais limpo e mais distinto, uma vez que os garfos podiam ser lavados. "But so can your hands!" foi a resposta histórica.

domingo, 3 de abril de 2011

[where are we gonna dance tonight?] nampula vs new york


I love New York but...
Mozambique is funnier anywhere you go!

sábado, 2 de abril de 2011

[a beleza é simples...] nampula vs new york


New York: o paradigma da mulher bela e produzida implica a aplicação com mestria de base, sombras, efeitos de luz, batom, gloss, lápis... uma trabalheira das antigas!
Nampula: a mulher bonita cobre a face com mussiro.

E está tudo dito, minhas amigas. Podíamos dizer que o efeito seria patético, mas é genial! A máscara de mussiro confere-lhes um ar etéreo e levemente enigmático. Assim como uma gueisha, mas em africana dançante e bem disposta*, e sem a conotação de mulher fácil. E pronto, é só seguir viagem, que o sucesso é garantido! Quem foi que disse "you're only as good as your make-up"? Ah... fui eu... Mas retiro o que disse. Como disse certa vez o Lépido, "nós não temos verdades absolutas, temos momentos!"

Bom fim-de-semana.

* Nota: Este blog é um fervoroso adepto da vírgula de Oxford.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

[the trail of two cities] nampula vs new york

"Nova Iorque é a Meca do turismo dos tempos modernos, com a vantagem de ninguém nos obrigar a andar de sandálias e a deixá-las à porta."
Fernando Bilé in Isto é Comédia
Já os encantos turísticos de Nampula são o facto de não ter turismo e ainda assim podermos usar sandálias o ano inteiro!
Beijo de Mulata

[a tale of two sports] zambézia vs new york


I love New York but...
Mozambique makes deeper sense!

Estive na meia maratona em Nova Iorque... Catorze mil pessoas a correr tentando "chegar primeiro", tentando superar-se ou superar nem que fosse apenas o companheiro incidental à sua esquerda. Catorze mil pessoas transformando o conceito saudável de exercício ao ar livre numa corrida insana numa selva de betão. Ruas fechadas ao trânsito, cobertura televisiva, patrocinadores, a inevitável causa humanitária, movimentação de pessoas, fundos e meios e o diabo a quatro (ou a sete, pronto, já tivemos algures esta conversa)...

Divertido, é certo! Muito divertido. Correr, dar duas voltas ao Central Park e acabar na Times Square no meio de galhofa, amigos e família é qualquer coisa de muito especial, mas enfim... algo nonsense também... Sobretudo porque um dia, na Zambézia, também de manhazinha, partimos ao romper do dia para uma caminhada até ao monte Gilé. Uma distância ainda maior a percorrer, um número de pessoas proporcionalmente também maior, o mesmo objectivo de chegar ao fim. Mas tão diferente...

Diferente no sentido em que o objectivo não era chegar primeiro, mas chegarmos juntos. Pouco a pouco. Sem pressas. Era isso que as pessoas iam cantando, animando-se pelo caminho "Vkhani-vakhani enrwaka!" [Pouco a pouco chegaremos todos!]. E a caminhada teve o seu ponto mais intenso na subida ao monte, morada por excelência de todos os antepassados, território sagrado, quase inviolável. Uma subida em silêncio depois de uma reza que cada um fez para si, reafirmando o seu respeito e temor aos antepassados. Subimos tão alto quanto era possível e aí nos juntámos, numa cerimónia de invocação colectiva para pedir a protecção dos antepassados e depois rezámos em conjunto. No final do dia estávamos todos um pouco mais ricos. Todos um pouco mais próximos. No final do dia podíamos olhar-nos uns aos outros nos olhos e reconhecer-nos porque tínhamos estado juntos, porque nos tínhamos animado e ajudado pelo caminho. No final do dia não sabíamos dizer qual tinha sido mais longa, se a caminhada do corpo, se a caminhada interior.

É a diferença entre um "quero chegar primeiro" e um "quero caminhar contigo"...

quarta-feira, 30 de março de 2011

[a tale of two bikes] nampula vs new york


I love modern art but...
I prefer it when it works!

É a diferença entre um "não vou a lado nenhum" e um "volto já, vim só aqui à praia dar um mergulho no Índico e já sigo viagem"...

terça-feira, 29 de março de 2011

[a tale of two ladies] a mulher romântica


I love New York...
mas Moçambique é mais forte e mais verdadeiro!

domingo, 27 de março de 2011

[i love mozambique] a fauna das ruas


I love New York, I'd live in Paris but...
Mozambique is exotic!

[street market] maputo vs new york


I love new York but...
In Mozambique people are nicer!

sábado, 26 de março de 2011

[hair salon] nampula vs new york


I love New York, but...
Mozambique is brighter!

sexta-feira, 25 de março de 2011

[a tale of two cities] nampula vs new york


I love New York, but...
Mozambique is funnier!